


ASHA - American Speech-Language-Hearing Association
Terapia da Fala
O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção, gestão e estudo científico:
- das perturbações da comunicação humana;
- da compreensão e expressão da linguagem oral e escrita e também outras formas de comunicação não verbal;
- das alterações na motricidade orofacial (músculos da cabeça);
- das perturbações da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).
Resumidamente, o Terapeuta da Fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral optimizar as capacidades de comunicação, motricidade orofacial e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida.
O Terapeuta da Fala deve estar inscrito na Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e ter Cédula Profissional.
Em caso de necessidade, certifique-se que faz Terapia da Fala com um Terapeuta da Fala pedindo, sempre, o número da Cédula Profissional.
Adaptado de APTF - Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
Exemplos:
-
Recém-nascidos com dificuldades de deglutição/alimentação, ou problemas relacionados com casos de nascimento prematuro;
-
Crianças de idade pré-escolar e escolar com problemas de comunicação, linguagem, articulação (fala) e problemas de leitura e escrita;
-
Pessoas de todas as idades que sofram de dificuldades musculares na face, por exemplo paralisia facial, distonias e afins, decorrentes de um AVC (acidente vascular cerebral), de um acidente, ou simplesmente de uso incorrecto dos músculos da cabeça e pescoço;
-
Pacientes que colocaram aparelho ortodôntico para alinhar os dentes, que se encontram desalinhados devido a mau uso da musculatura intra-oral.